quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A Crise da Meia Idade


Se olhar no espelho de manhã, nunca foi uma coisa tão estranha. Penteando-me, pude ver um enorme e longo cabelo branco. O detalhe é que eu nunca havia tirado um só cabelo branco da minha cabeça. Talvez, seja essa a maior lembrança do meu aniversário de 30 anos.

Passado alguns meses, uma menina de oito anos, filha de uma vizinha, pediu à bola que caiu por acidente no meu quintal:


- Tio, pega a bola para mim?

- Tio... Como assim “Tio”?

Tudo bem que às vezes exageramos ao errar a idade das pessoas, mas me chamar de tio?, Fiquei pensando se ela não tinha me enxergado direito, mas quando devolvi a bola, houve a confirmação:

- Brigadão Tio.

Quando tomava alguma coisa nos bares, comecei a notar algo, que até aquele momento, era absolutamente incomum para mim. Todo mundo estava tão colorido. Calças vermelhas e a galera com alguns tênis que pareciam infantis. Eu queria comentar com meus amigos, mas, os que eu tinha agora que voltei a estudar, se vestiam todos da mesma forma. Comecei a pensar se a velha camisa preta de roqueiro e meu All Star cano baixo estavam fora de moda. E se eu também estava fora da moda. Isso sem falar no maldito funk carioca, que todo mundo dizia gostar, menos o tiozão aqui.

Minha namorada dizia, que eu me preocupava demais com a minha idade, mas eu percebia que os caras que mexiam com ela, tinham 10 anos a menos que eu. Ela de forma alguma, diria que sou velho demais para ela. Quando eu procurava um estágio, ou prestava um concurso, um dos critérios que mais lia era “até 24 anos”. Ao abrir o álbum de fotos de colegas do primario, percebi que quase todos os meus amigos, já tinham filhos e aparentavam ser bem mais velhos. Isso não me deixava aliviado, pois o fantasma da menininha da bola morava a três casas da minha e sempre me lembrava, que perspectiva é uma coisa individual.

Eu tinha uma casa própria, trabalhava e sempre buscava me aperfeiçoar profissionalmente. Mas ao mesmo tempo, assistia a animes, andava de skate, praticava Swordplay e me acabava nas baladas de sexta. Será que estava na hora de começar a refletir sobre as mudanças e aceitar todos os sinais, que diziam que eu deveria mudar os hábitos, pois não era tão jovem, para continuar fazendo as mesmas coisas?

Deveria me enxergar naquele momento, como um “Homem de meia idade”?

Foi quando indo resolver um problema no fórum da João Mendes, conheci um cara de 23 anos chamado Marcel. Começamos a conversar sobre vários assuntos, mais a maioria deles, era sobre responsabilidade. Ele me mostrou uma agenda, onde marcava os horários para comer, para sair, para estudar e até quanto de bebida podia tomar até se embriagar. Marcel mostrou uma dieta que estava fazendo, onde não se podia comer nada de chocolate e carne vermelha.

Olhando seu terno de linho, quase teve um treco, quando viu um pedaço de lã vermelho na parte posterior do ombro. Tudo parecia tão controlado, tão certinho, que não resisti e perguntei:

- Cara, todo esse controle não te sufoca não?

E com cara de espanto, ele respondeu:
- Não... Sou responsável desde pequeno e sei que o não, é tão importante como o sim. Sou o orgulho da casa, o filho mais querido da minha mãe. Vejo bastante gente fazendo coisa errada e sei que alguns têm sorte de sobreviver. Organização é tudo na vida, concorda?

Concordei para não entrar em outro debate. Cinco minutos com aquele individuo, foi o bastante para perceber, o quanto eu estava sendo idiota comigo mesmo. Entendi que ser velho, era um estado de espírito, pois se um cara de 23 anos poderia ter o cérebro de um aposentado, um cara de 30 poderia fazer o que quisesse. Despedi-me de Marcel, e logo depois ao descer a primeira rua na volta, agradeci a Deus, por me mostrar que ninguém é maduro o bastante, para deixar de fazer o que gosta.

No dia seguinte, enquanto subia a ladeira de skate na mão, pude notar que as pessoas nem ligavam para o fato de um cara de 30 anos, ainda andar de skate. Às vezes nós perdemos muito tempo, tentando pensar no que a sociedade acha de nossos comportamentos e piramos nisso. Coloquei o fone de ouvido e comecei a ouvir “Dani Califórnia” do Red Hot Chili Peppers. Enquanto descia a ladeira, sentia o vento batendo no rosto e era uma sensação maravilhosa. Sabia que continuaria fazendo aquilo. Ainda assistiria muito anime, ainda dançaria muito Rock and Roll e andaria muito de skate, antes de me tornar um Marcel da vida. Todos esses pensamentos me vinham à mente, até eu me espatifar no corsa cinza estacionado no fim da rua.

Com um beiço inchado e um olho roxo, ninguém entendia porque eu ria do meu próprio tombo. As estatísticas diziam que os jovens, costumam ter muito mais acidentes que homens de meia idade.

É verdade. Eu estava ali para comprovar.

Até a próxima postagem.










40 comentários:

  1. hey Victor, as crises de meia idade ainda são comuns por aí, mas acredito que elas já tem um peso menor no cenário atual. Com novos hábitos e graças à Deus um pouco mais de naturalidade ao observar alguém que apresenta um pouco mais de experiência na identidade, mas que tem sede tanta sede de viver como quem acaba de entrar para a vida adulta. Belo texto!

    Já te sigo à um tempinho, mas ainda não havia deixado meu comentário, agora está aê!!

    dedevaneios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!Boa noite!
    Bela crônica!Como sempre!
    Vai cuidar do seu olho roxo e beiço inchado!
    Deixa os moderadores, tomarem conta do Blogosfera!
    Ué!Crise da meia idade. Como se sabe que é o meio, se não se pode saber qual é a duração do inteiro? Tinta anos é o meio da vida? Claro, se tivermos a garantia de que vamos viver sessenta.
    "Do meu ponto de vista a crise da meia-idade é antes de mais nada uma crise de valores, ou seja, só é crise se você se deixar arrastar pela onda dos valores culturais da sociedade" Dante Alighieri ,Divina Comédia...penso eu,também!
    Boa quinta!
    Vamos que vamos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Victor muito legal seu texto!

    Devo dizer que tenho 37 anos e já passei por isso, por essas reflexões e questionamentos sobre qual o nosso papel enquanto homem de meia idade na sociedade. Fato é que idade é algo extremamente relativo e mais que isso arrisco a dizer um verdadeiro estado de espírito.

    O seu "despertar" para a realidade dessa questão foi conversando com esse rapaz que citou, no meu caso (por sempre gostar de andar com a camisa dos Stones - aquela língua extravagante e tal)aconteceu quando teve um concurso de motos aqui na cidade, e no grupo dos "abutres" tinha uma senhora de 70 anos que levava tudo numa boa e era muito respeitada pelos outros companheiros de moto.

    Ali percebi que devemos fazer aquilo que gostamos, independente da idade, desde que isso não prejudique ninguém como é o caso.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  4. Cara, no dia 13 de janeiro completei 40 anos, confesso que me assustou, pois mesmo tendo essa idade, não me sinto um quarentão, e a velhice me assombra, mas é uma inevitabilidade, mas o segredo de tudo é manter a lucidez e a jovialidade no espírito, não tenho cabelos brancos, só uns 10 perdidos pela cabeça, acho que é a genética que ajudou, mas a realidade é que o tempo passa, e passa rápido, temos que nos cuidar.

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Querido Victor,

    Esse assunto me encanta porque vou completar 40 anos e me sinto com 20 anos. Não entenda como clichê pois procuro manter a cabeça aberta aso presente. Hoje corro e procuro aventuras que as pessoas mais jovens não compartilham, mas penso que há amadurecimento também que me permite ter um posicionamento mais claro do que sou e do que penso.

    Passo depois porque to chegando.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Espero chegar aos 30 anos sem essa tal crise hahaha

    O importante é viver, sem se preocupar com o que vão pensar da vida que você leva, ninguem paga suas contas mesmo.


    http://atordoadojr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. O conto é incrível. Nossa, adorei. Super bem delineado, apostando na essência e não na aparência. E o texto chama a atenção pra isso, de uma forma bem exótica. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. A idade está na alma das pessoas. O corpo envelhece com certeza, mas devemos conservar a criança que existe em nós. Só é velho quem não tem humor, alegria de viver... Eu já passei dos 40 anos a muito tempo, mas olho no espelho e não me sinto com essa idade toda não [rsrsrs]. Sou retrógrada em relação aos meus filhos, mas sempre aviso que o moderno vai ficar obsoleto. E quer saber? Dane-se as rugas, os cabelos brancos, a flacidez... A tecnologia está ai pra gente melhorar quando achar que as coisas despencam! Por enquanto vamos curtindo a mocidade madura, inteligente, bem-humorada e rica!
    De tia eu ja estou acostumada de ser chamada(a começar na escola que eles tem essa mania idiota)pior é quando trocarem por vó! Aff!
    Adorei a crônica Vitor, até a próxima.

    ResponderExcluir
  9. Oi Victor!
    Adorei! Que gracinha de texto *-*
    Eu sempre me enxerguei mais velha do que as meninas da minha idade, não sei se foi o fato de sempre conviver com pessoas mais velhas ou se eu seria assim mesmo se não tivesse convivido com elas. Mas na verdade a idade está distante de ser apenas física, ser jovem e ranzinza é um saco. Já vi pessoas muito jovens que não se permitiam um errinho sequer justamente quando estão na fase de errar pra aprender e pessoas mais velhas que tinham uma disposição imensa (e muito maior que a minha).
    Acho que é mais uma questão de se sentir bem com a idade que tem e de buscar melhorar a cada dia. A pele cai, envelhece, enche de rugas, mas o nosso humor e o nosso carisma, se cuidarmos, continua intacto!

    Amei o texto, de verdade. Beijocas!

    Ismália .

    ResponderExcluir
  10. Esse texto me deixou meio acabrunhada, eu tenho problemas com idade, sei que preciso envelhecer bem, porém não quero envelhecer, entende?
    Tenho muitos cabelos brancos, muitos mesmo, desde meus 17 anos, é a genética familiar e isso me deixa louca.
    Sei lá, eu tenho uma mente jovem, amo estar com jovens, e sei o qt as pessoas vão envelhecendo e sendo colocadas de lado, é triste isso =/

    Beijos ,seu texto é bem profundo, pelo menos foi para mim .

    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/02/resenha-o-caminha-para-esplendor.html

    ResponderExcluir
  11. E aí Victor
    Cara vc só tem 30 anos, tá na flor da idade! Engraçado pque o meu marido fala que eu não quero envelhecer pque eu gosto de série de adolescente (Glee), gosto de autor de adolescente (Nicolas Sparks), mas na verdade é o que vc disse o que importa é ser feliz, fazer o que gosta, sem se importar com o que os outros pensam. No domingo minhas sobrinhas estavam aki em casa com uma amiga e estavam falando que o Richard Gere, o Kevin Costner são velhos, eu falei que daqui a 20 anos elas e Zac Afron vão ter a minha idade (38), daí elas não vão achá-lo velho, pque quando eu tinha 18 anos eu achava que todo mundo que tinha mais de vinte era velho (kkkkkkkk) só que o tempo, ah o tempo passa, a gente é que tem que saber como aproveitá-lo prá ele ser nosso amigo e não nosso inimigo. Bjos. Luciana Souza.

    ResponderExcluir
  12. Adoreeeeeeeiii seu conto, Victor!!!

    Poxa, eu penso o seguinte. Algumas coisas devem mesmo ser deixadas para trás... mas, viver a vida da forma que a gente deseja independe da idade. Porém, hoje, aos 33 anos, percebo que tenho a maturidade que minha vida me permitiu ter. De uma garota que precisou ter responsabilidades desde cedo, no entanto sem deixar de aproveitar tudo o que a vida apresenta de bom(sem prejudicar ninguém, claro... nem a mim). Algumas pessoas perguntam se marido e eu somos namorados. Quando descobrem que já estamos juntos há 13 anos ficam assustados. Dizem que continuamos nos curtindo como se tivéssemos nos conhecido ontem. Uma amiga certa vez disse que os anos envelhecem o relacionamento, que os anos deixam o relacionamento sem graça, como é a velhice. Fiquei chocada com o que ouvi. Primeiramente pq a velhice não deve ser vista como algo sem graça, deve ser visto como aprendizado. Segundo, quem faz o relacionamento ficar sem graça é o proprio ser humano. Entendeu o que eu quis dizer? Pô, tudo já é tão complicado no mundo, pq precisamos dificultar ainda mais, né? Por isso continuarei vivendo... desejo que eu chegue aos meus 99 anos com a mesma vontade de viver que tenho hoje! rs...

    Ahh, sobre o comentário lá no blog eu sei que é parte das crônicas Vampirescas, só que eu queria ler primeiro Vampiro Lestat!Entende? rsrsrsrs... tipo, seguindo uma sequência! hihihhi ... Eu leria Entrevista com vampiro, Vampiro Lestat e rainha dos condenados. Mas, vou ler Vampiro Armand sim... já que tá aqui, vou aproveitar! Inclusive foi um personagem que gostei muito!!!

    bjksss

    ResponderExcluir
  13. É, esse post serve para reflexão. Normalmente queremos ser o que não somos. Fugir da nossa natureza.

    Na minha opinião, não interessa se o cara é pragmático ou fanfarrão. O lance é ser feliz. Naturalmente. Sem pressão, agindo com naturalidade.

    Somos constantemente pressionados para nos tornarmos homens responsáveis. Porém, quando nos tornarmos assim, temos que ouvir "Tá chato pra caralho" ou "Tá igual a um velho".

    Não podemos agradar todos, o lance é apenas aceitar o que somos e ponto final. Sem se impressionar com a opinião alheia.

    Abss!

    ----
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Fiz 30 anos há quase dois meses, e achava que ia entrar em crise. Imaginava que acordar uma balsaquiana me traria alguma coisa diferente, tipo um cabelo branco ou sei lá o que...
    Mas quando acordei, me olhei no espelho e advinha: não tinha NADA diferente.

    Ótimo texto, Victor. Do tipo que prende a atenção, não dá preguicinha de ler =)
    Até mais!

    ResponderExcluir
  15. Velho de verdade é aquele que se inibe de fazer aquilo que tem vontade por achar que não tem mais idade para realizar.
    Tenho 23 anos, nunca ganho a idade que tenho, mas vivo a minha vida da forma que realmente a desejo, ou espero fazer. Só fica velho quem realmente quer assim.

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante. Gostei da crônica. Segundo a minha mãe, eu estou regredindo. Ahahaha. Ela se lembra de mim como uma criança comportada, respeitadora e madura. E de fato eu era. Agora, por outro lado, não ligo tanto para as coisas, pro ser "certinho", pouco me importo com as opiniões alheias. Acredito, na verdade, que essa é a verdadeira maturidade. Não uma maturidade enlaçada ao preceitos sociais. É a maturidade de saber que tu és e se sentir bem para afirmar isso aos outros. Ótimo texto! salpage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da sua crônica e existem muitos "Marcels" por aí, acredite-me.
    Penso que o fator da idade pese quando é uma coisa forçada como vemos as vezes nos shoppings, os tiozãos todos vestidos coloridos, como adolescentes e a gente percebe que o visual deles nada tem a ver com suas personalidades.
    O problema está mesmo na personalidade. Há quem amadureça, mas não aceita isto e aí pensa que o vestuário e não as atitudes é que irão salvar. E pagam mico.
    Excelente crônica, como sempre.

    ResponderExcluir
  18. Vitor, estou lhe seguindo no blogue. Agora, precisamos de paciencia para com as outras ferramentas,..rsrsr...eu sou um Analfabeto internético. Mas, vou junta-se, a outro pelo face, é questão de paciencia.
    Felicidades

    ResponderExcluir
  19. Olá! Vim agradecer a visita, entrei aqui e esqueci das horas. Rss. Você escreve muito bem!

    Será uma alegria te receber outras vezes no blog e eu certamente voltarei aqui.

    Um ótimo restinho de semana!

    Abraço

    ResponderExcluir
  20. DEPENDE MUITO, AS VEZES É A GENÉTICA FORTE QUE PERMITE CHEGAR A UMA DETERMINADA IDADE BEM FISICAMENTE OUTRAS VEZES É O SEDENTARISMO QUE FAZ MAL E A VELHICE MESMO RSRS...

    GRANDE ABRAÇO VITOR

    ResponderExcluir
  21. Victor simplesmente amei esse post!
    Ri muito com "o fantasma da menininha da bola" e me deliciei com a sua alegria em compreender que ainda poderia fazer tudo que já vinha fazendo, antes de se espatifar no corsa... rs

    Tenho que concordar quando diz que acabamos ligando muito para o que as pessoas acham ou pensam de nós, mas sinceramente como diz um amigo meu "se você não liga o foda-se, acaba vivendo a vida pela metade". E é isso que eu faço! hahaha

    Quanto ao "tio" liga não. Comecei a trabalhar numa lan house com 17 anos e tinha uns caras mais velhos do que eu que me chamavam de "tia"... rs

    Eu sei que ainda vou assistir muito anime, escutar e pular muito ouvindo rock, viajar bastante, beber muito com os amigos e ainda tenho que comprar uma moto e entrar para um moto clube! kkkkkk

    BjO

    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Adorei!
    Juventude, meia-idade, adolescência... são apenas rótulos para nos definir, mas não dizem o que realmente somos.
    Que venha a crise, continuaremos andando de skate mesmo assim!
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Hahahahahhahaahhahahhaha Von Domm meu amigo, monarca da Latvéria, hahahhahahahhahahaha eu tenho 39, faço 40 no final do ano e sou um menino ainda, hahahahahahahha. Você acredita que no futebol de sábado eu briguei com um amigo de muitos anos? Saimos no tapa depois de uma dividida, hahahahahahahha. Ainda bem qu depois olhamos um pro outros e demos bastante risada.
    É meu amigo... Velho é pra quem quer envelhecer!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  24. Olá Victor,

    Admito que enquanto lia seu texto eu ia pensando justamente o que falou no final: ser velho é um estado de espirito. No caso, se sentir velho.
    E sim, perdemos tempo demais pensando naquilo que a sociedade vai pensar de nós, de nosso jeito, de nossas atitudes, e esquecemos de analisarmos a nós mesmos. No fim, é isso o que mais importa.
    Gosto muito das suas reflexões e do jeito que escreve.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  25. A idade chega, meu fi! O passar dos anos é cruel e não há apelação.
    O ficar velho é inevitável, o envelhecer é opcional!
    Abraçogro

    ResponderExcluir
  26. Ei, Victor, meu velho! =D

    Graças a uma herança genética interessante, com pouco mais de 20 aninhos de idade eu já contava com uma quantidade considerável de cabelos brancos...imagine agora com meus 30 e poucos anos! Sou um "tiozinho grisalho", como alguns alunos até brincam comigo hahaha

    Isso nunca me incomodou, absolutamente. Algumas pessoas diziam "pinte o cabelo", mas nem pensar. Têm coisas que eu fazia aos 15 anos e faço até hoje: ler histórias em quadrinhos ( sim, sou viciado em Tio Patinhas, Pato Donald e Tex - infelizmente acabaram com o Homem Aranha e com o Batman!), ouvir muito rock n´roll ( e o Guns n´ Roses continua sendo uma banda preferida)...

    Agora a maturidade, bem, esta apareceu por aqui há algum tempo. E isso é bacana. E como são as coisas: conheço pessoas que já passaram dos 40 que conseguem ser mais irresponsáveis do que jovens de 16, 17 anos; e conheço gente com 18 anos que tem muito o que ensinar para tantos por aí. A idade não representa necessariamente maturidade...

    Por outro lado vejo pessoas tentando manter desesperadamente a juventude a qualquer custo - cirurgias plásticas, vestuário adolescente, atitudes que não condizem mais a uma faixa etária ( isso deve ser frisado). Lembro daquela atriz Suzana Vieira: ela tem um medo terrível de envelhecer e morrer. E veja as coisas que ela faz e tenta sustentar. Passa uma péssima impressão, ao menos para mim. O tempo, ah, o tempo...temos que lidar com ele! É implacável.

    Abraço, Victor!

    ResponderExcluir
  27. Sim, meu amigo, o tempo é implacável...Se esvai pelos dedos das mãos, longos como os anos, numa rapidez alucinante. Se pararmos pra pensar nele, pra onde nos leva, o que deixou pra trás, é capaz que fiquemos loucos, e sem entender a sua dimensão. Talvez quem sabe escrevendo sobre ele, como você fez, a gente realiza uma catarse temporal? rsss
    Adorei teu blog, teus textos, e estou te seguindo!

    Beijinhos da Lu....

    ResponderExcluir
  28. Que bom que vc encontrou o carinha todo engomado! Que velho que nada meu anjo! A idade está na nossa mente, tenho 50 anos e em nenhum momento me sinto cinquentona,rsrsrs...Faço coisas que depois até eu duvido!Creio que estarei de bengalinha, pulando as enxorradas com meus netos, que aliás, me acham mais divertida que a mãe...Na vida temos duas opções, ou envelhecemos, ou morremos jovens...Cruzes, prefiro a primeira! Beijosssssss

    ResponderExcluir
  29. Desculpe está falando sobre isto aqui, na postagem !!

    Mas vc está participando de uma tag lá no meu blog.
    Beijos.
    http://jeitomeninadeser.blogspot.com/2012/02/tag.html

    ResponderExcluir
  30. Victor, um grande abraço meu amigo. Lendo o texto e observando os detalhes contextualizados por você, acabei me vendo quando também passei por essa fase. Acabei de completar 40 anos e não tive nenhum conflito comigo mesmo quando comecei a habitar a casa dos trinta, porém me pegava pensativo em algumas vezes, quando o pensamento me transportava para os meus de dezoitos ou vinte anos. Como muito bem chegou a definir em certo momento do texto, essa coisa de idade está na cabeça. Uma pessoa pode ter vinte e ser totalmente velho e ultrapassando na sua forma de vida. Você pode ter sessenta e uma mente de trinta, ou ter vinte e ser totalmente maduro. Quanto ao seu amigo Marcel, talvez ele não se enquadre em nenhuma das definições que citei acima; e por uma razão muito simples, me parece viver para ser o orgulho da família e não dele mesmo. É claro que isso é só uma observação, no que posso está perfeitamente equivocado. Um grande abraço Victor.

    ResponderExcluir
  31. Bem verdade Victor,concordo que por vezes a idade é uma ilusão pois podemos e devemos ser mais e melhor sem pensar nas datas. devemos viver sempre cada dia da melhor forma, aproveitar o máximo!

    Abraço

    ResponderExcluir
  32. Por que, os homens, teem pavor da Idade ? O que, afligem a Alma tanto, que muitos esqwuecem de fazê-la, como continuidade de um ciclo ? Adorei lê, a sua crônica. Agradavel e leve. Os meninos e as meninas, são assim, elas imaginam que todas as pessoas, são familiares dos pais. Ou então montam esse conceito " tio ". lembras, do tempo da escola ? Sim, o infantil do infantil...o infanto....
    Parabens, pela sapiência.

    ResponderExcluir
  33. Ah é sempre assim, acho que todos nós vamos ter uma crise de meia idade, mas isto não é um motivo de desespero ao meu ver. A juventude está na nossa alma, e em nosso coração. A idade naão diz nada mesmo . Hoje, eu sou jovem, tenho ainda a vida inteira pela frente e sei que irei passar por uma crise assim, então irei aproveitar bastante a minha juventude. Beijos // spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  34. Olha eu aqui de novo...
    Percebi que o blogger está de onda comigo. Eu atualizei meu blog, mas aqui no lado direito do seu bloguinho não está aparecendo a atualização! :/ Puxa, que puxa... sacanagem com o Umas e outras... então, apareça lá, visse? Pois tem postagem noooooova! :D

    bjks JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  35. Amigo,
    te conhecendo como te conheço, afirmo sem nenhuma peso na consciência: quem não pode envelhecer nunca é alma, então não se preocupe, você está salvo!

    Adoro você!

    ResponderExcluir
  36. hahaha... Eu ri muito da parte do Corsa, desculpa! rs...

    E te entendo perfeitamente! Já passei dos 30, mas nem parece... rs... Tenho amigas bem mais novas do que eu, e também amigas bem mais velhas do que eu.

    Mas todas são jovens ainda! Se sentem jovens e se abrem pra vida!! Isso que é importante!!

    Adorei a postagem!!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Eita! como assim meia idade cara 30 é só 20+10, agora vc sabe que não vai viver para sempre e que a vida e doce mas, irremdiavélmente dura.
    viva os cabelos brancos e a falta de cabelos que a idade acarreta.

    ResponderExcluir
  38. Que Perfeito !
    Eu já comentei isso uma vez,mas terei que repetir.
    Sua escrita é fascinante,ela se desenvolve numa naturalidade incrível! Parabéns!
    Realmente concordo com Você,Velhice com certeza é um estado de espirito,eu só espero poder continuar com toda essa vontade de Viver e aprender!
    Conheço uma historia,Um ocidental resolveu visitar uma aldeia indígena,e por lá ficou alguns dias.Neste tempo reparou que todo dia eles faziam um ritual de madrugada para o sol nascer, e vendo isso dia após dia,ele resolveu chegar no chefe da tribo e perguntar:
    - O senhor não sabe que se vocês deixarem de fazer esse ritual,o sol vai nascer do mesmo jeito.
    O chefe da Tribo,com um sorriso respondeu:
    - Vocês ocidentais acham que somos idiotas!é claro que sabemos que o sol vai nascer! Não fazemos o ritual para o sol físico aparecer,fazemos para ele nascer dentro de nós todos os dias,para assim não perdermos o animo para viver!
    Assim como no seu texto não devemos nos preocupar com os pensamentos dos outros sobre nós,mas sim cuidar para que cada dia nasça em nós a vontade de viver,aprender e superar os obstáculos. é isso que chamo Juventude!

    ResponderExcluir
  39. Envelhecer é muito chato. Já que não podemos parar o tempo, podemos continuar fazendo o que nos dá prazer. Aliás, maturidade é diferente de responsabilidade.
    E se não gostar de funk é ser tiozão, eu sou um hahahah
    Abraços

    ResponderExcluir
  40. Semana passada me estava eu e uma colega estavamos falando sobre "espirito de velho", rsrs.
    To um pouco longe de passar por essa crise, mas acho q a vida tem fases e n tem como "fugir" de nenhuma delas.
    "Às vezes nós perdemos muito tempo, tentando pensar no que a sociedade acha de nossos comportamentos e piramos nisso." Com certeza todos passam ou já passaram por isso, independente da idade!
    Gostei do texto. ^^
    Quanto ao "recesso", acho q todo mundo vai precisar de um algum dia, rsrs. Tbm dei uma pausa nos blogs... :/ rs

    Até, (:

    ResponderExcluir

Faça um comentario inteligente e pertinente, lembre-se que seu nome, e o nome do seu blog, vem logo depois !