sábado, 31 de março de 2012

Praça Por do Sol

A praça estava cheia, era 05:38 da manhã, quando ele tentou novamente. Aproximou-se devagar, e, vencendo sua timidez, tocou levemente sua mão. Ela esquivou, cruzou os braços, olhou para ele e deu um sorriso sem graça. O Sol começou a aparecer e as pessoas que trabalhavam na região de Pinheiros, paravam para assistir. Era lindo, por isso o nome da praça era Por do Sol.

                                                                                (Foto: Valéria Gonçalves)

Depois de uma noite regada a Rock and Roll, eles estavam exaustos. Já fazia um ano que saiam, sempre como amigos. Ele sempre tentou, sabia que a amava e estaria disposto a esperar. Ela nunca teve dúvidas de seus sentimentos. Não sentia o mesmo afeto. Sempre com suas saídas estratégicas, conseguia enrolar, para não ficar com o amigo, que sempre tentou um relacionamento.

Certa vez, pensou se deveria ficar com ele, mas quando se olhava no espelho, pensava: mereço coisa melhor. Era jovem e bonita, e ele, um cara simples demais, sem muitas ambições, não era bonito suficiente, não o suficiente para que fosse seu namorado. Seria como um eterno amigo, só isso. Quem poderia julgar? Seria errado querer alguém melhor? 

Para ela não.

O tempo passou, já fazia um mês que ele não ligava. Na hora do almoço, saiu do serviço, pegou o celular:

- Oi você ta bem?

-To sim, to legal, e você? – Ele disse

Conversaram um pouco e logo ele desligou. Agora que ela sabia que tudo estava bem, ouvindo sua voz por um instante, continuou com sua vida. Sem ele por perto as baladas eram mais divertidas. Conhecia uns caras interessantes, bonitos, sarados e estabelecidos. Dormia com um, com outro, ignorando o fato de serem horríveis de cama, ou estúpidos. O importante é que todos os homens que passaram por ela naquele período eram semelhantes. Pessoas com quem ela sempre sonhou se envolver.

 Mas todos fugiam antes de chegar o café do hotel, e, ignoravam as ligações no dia seguinte. Havia uma certa mágoa naqueles momentos, mas para ela tudo bem. Tem alguém legal me esperando por ai – ela pensava.

Com os dias passando, sentiu falta dele novamente. Marcou uma balada, estava com saudades da companhia. Precisava se sentir desejada, querida:

-Você vem amanhã?

- Vou...Posso levar uma pessoa?

- Ótimo, pode trazer.

Talvez um amigo, ela pensava. Ele deve ter falado dela. Se fosse bonito e legal, porque não?

As 22:30 se encontraram na Augusta. 
Ele chegou, com uma menina. 

Ela sentiu uma coisa ruim, mas tentou não demonstrar. Esperava por um amigo e de repente, se viu perturbada com aquela garota. Conversavam bastante apesar disso. Ela era professora, e se mostrava bastante receptiva. Ele já não olhava para ela como antes, mas para a menina, tudo era um sorriso. Tentou não pensar nisso. 

Foram para a praça. As pessoas procuravam um lugar para sentar, alguns com cervejas, outros com algo a mais, ninguém se incomodava. Então eles ficaram a uma distância razoável do local onde ela estava:

- Licença um pouco anjo, vou ali com ela e já volto ok?

- Fiquem a vontade!

E assim foi. Ela os observava de longe, mas não se deixava perceber. 
Ele se aproximou da garota, pegando na mão dela. Ela correspondeu e logo se beijaram. Ali naquele local, se deu conta de quanto gostava do cara simples sem ambição. 

Porque algumas mulheres são tão idiotas - ela pensava.

Há pouco tempo atrás, naquele mesmo local, poderia estar ali, sentindo o amor de um homem que estava pronto para aceitá-la. Sentiu vontade de chorar, mas se refez. Depois do nascer do sol, decidiram ir embora. Antes de se despedir, ele a abraçou. Ela sentiu a ternura de um amigo. Apenas um amigo, como ela sempre desejou.

Ao chegar em casa, revia todas as fotos que tinha com ele, sabendo que depois daquele dia, seria difícil ver outra foto nova dos dois juntos. Talvez devesse ligar e dizer o quanto gostava, o quanto estava arrependida, mas logo desistiu.

Quando foi tomar um banho, olhou no espelho e lembrou de um fato. 

Era jovem e bonita. Merecia coisa melhor...

Merecia.









48 comentários:

  1. Victor,
    retorno com calma, agora tá no madrugadão,
    deixo para ti e a Aninha um abraço e um bom domingo!
    Volto!

    ResponderExcluir
  2. "...Sim, merecia coisa melhor, mas o tempo passa e daqui alguns anos, ao se olhar no espelho, verá que ja não é mas tão jovem e nem bonita. Irá olhar para sua cama, vazia, fria. Sentirá saudades do Amigo, que após encontrar o amor verdadeiro, não mais a procurou. Casou-se e teve filhos. Está Feliz e nem se lembra mais do ano inteiro que tentou corteja-la, sem nenhuma resposta. Agora, triste e solitária, entra no chuveiro, senta e chora...Agora, é tarde demais e o que lhe sobrou? Restos de um passado refletido na memoria, imagens dos tempos em que era jovem, bonita e pensava que merecia coisa melhor...Melhor? Porque não? Vive com a solidão, com ela mesma...Então? Existe coisa melhor do que a propria presença?"
    Ai, ai...Não resisti, me empolguei...rsrs
    Mas ficou lindo teu conto. Pior que se trata de um conto muito verdadeiro, ja passei por isso, mas era apenas uma adolescente, sempre querendo o melhor. Mas não fiquei para tras sozinha, pois meu principe encantado apareceu,...E cá estamos juntos há anos!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. "...Sim, merecia coisa melhor, mas o tempo passa e daqui alguns anos, ao se olhar no espelho, verá que ja não é mas tão jovem e nem bonita. Irá olhar para sua cama, vazia, fria. Sentirá saudades do Amigo, que após encontrar o amor verdadeiro, não mais a procurou. Casou-se e teve filhos. Está Feliz e nem se lembra mais do ano inteiro que tentou corteja-la, sem nenhuma resposta. Agora, triste e solitária, entra no chuveiro, senta e chora...Agora, é tarde demais e o que lhe sobrou? Restos de um passado refletido na memoria, imagens dos tempos em que era jovem, bonita e pensava que merecia coisa melhor...Melhor? Porque não? Vive com a solidão, com ela mesma...Então? Existe coisa melhor do que a propria presença?"
    Ai, ai...Não resisti, me empolguei...rsrs
    Mas ficou lindo teu conto. Pior que se trata de um conto muito verdadeiro, ja passei por isso, mas era apenas uma adolescente, sempre querendo o melhor. Mas não fiquei para tras sozinha, pois meu principe encantado apareceu,...E cá estamos juntos há anos!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, localizei seu blog no Blogosfera e gostei muito. Parabéns pelo blog e pelas postagens!Convido-lhe visitar e seguir o meu, o que será uma honra.
    http://vendedordeilusao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não tem como não deixar de ver uma justiça poética neste post, quando não se sabe valorizar aqueles que te valorizam você corre o risco de perdê-los e terminar como a garota do conto, sozinha e amparada apenas pela ideia fútil que a conduziu a esta situação... ótimo post Victor!

    ResponderExcluir
  6. Cara muito legal! Eu era meio assim. Meio "não é pra ser". E percebi quantas oportunidades eu perdi. Não só no campo afetivo. Realmente muitas coisas não voltam. O prazer é aúnica coisa que se deve correr atrás e que se explodam as demais amarras. Se tu ama alguém e é prazeroso estar ao lado dela, isso já basta. Cabe-nos depois apenas a conformidade e racionalização, caso não façamos. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá!Bom dia!
    É! Uma crônica que vai fazer com que muitos de seus leitores "olhem" as fotografias antigas!
    Só vou dar meus "pitacos"!
    Muitas vezes não valorizamos nossos sentimentos/pessoas porque pensamos que sempre os teremos em definitivo. E a vida não nos permite isso! Todos temos o direito de ESCOLHAS, em busca da felicidade!O amor verdadeiro não aceita desaforo, desfeita, espera!E na rotina de uma amizade, vivemos como se fosse do mesmo jeito para sempre.
    E FINALMENTE,nós temos controle sobre as nossas escolhas, portanto, quem sabe no final, ao invés de arrependimentos, possamos sempre dizer: Eu faria tudo novamente.
    Bom domingo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do seu conto, realmente tem gente que perde muitas companhias por só pensar no interesse momentâneo, na verdade isso vem mais para suprir a dívida que a sociedade nos dá: a de que devemos conquistar alguém dentro dos padrões de superioridade, mas no amor verdadeiro nada disso importa, o que importa é ser correspondido.

    Até mais,

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Ah..se lascou!!!
    Esse limite entre amizade e outras espécies de relacionamento é um treco bastante complicado.
    Essa só percebeu que podia rolar quando já era tarde demais.
    Ai já tinha ido a vaca pro brejo.

    ResponderExcluir
  10. Excelente crônica,Victor, parabéns.
    Acho que tem gente que é assim mesmo, fica procurando, procurando e, quando se deu conta, perdeu muito só no ato de não olhar direito.
    Também fica a lição do "não procure longe o que está perto".
    Ah, e a guria do texto não merecia coisa melhor, nada!
    Abraço, Victor.

    ResponderExcluir
  11. Na verdade, esse tipo de situação acontece muito, hoje em dia. As pessoas ligam mais, pro que pensam dela e pro que a sociedade exige, do que realmente sentem. E quando um dos lados já está exausto, é que percebe-se o sentimento que estava ali. Um sentimento que não deixava-se transparecer, por um bloqueio do próprio ego. Mais uma vez, o egoísmo do ser humano ultrapassa o amor. Acho que o seu texto retratou bem esse ponto. Adoro a forma como escreve.

    ResponderExcluir
  12. Acredito que isto seja mais comum do que imaginamos. Acontece... Por vezes pessoas são levadas totalmente pela vaidade e não percebem que aquela pessoa amiga, pode ser mais do que sua amiga.
    É que pessoas tem medo de misturar sentimentos de amor com amizade com medo de confundi-los.

    ResponderExcluir
  13. Victor, dizem que a vingança é um prato que se come frio, e nesse conto teu foi bem assim, as pessoas ainda vivem muito sob a premissa do ter em detrimento do ser, em nossa sociedade, grande parte das pessoas só valorizam a aparência, e a garota ai em cima de deu mal, deixou passar o que talvez fosse a grande oportunidade de sua vida, e tem coisas que não voltam atrás mesmo. Ótimo conto, e parabéns pelo trabalho que estais fazendo na blogosfera.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  14. Oi Victor (chefinho)
    Vc voltou com tudo einh? Que crônica maravilhosa, mais parece uma novela, nos prende do começo ao fim. Fiquei com dó da moça, mas fazer o que? É como os jovens dizem por aí: A fila anda..... A catraca gira. Principalmente para o homem. No Brasil tem 7 mulheres para cada homem, por isso eu já casei com o meu primeiro namorado (kkkkkkkk). É claro que estou brincando, o que eu e o Marcos temos é muito especial.
    Bjão e um ótimo final de domingo.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Victor,

    Maravilha de conto! Nunca acreditei no mito, deixe quieto para sentir faltar e voltar. Penso que quem gosta, corre longe. No meu entendimento o tempo não deve ser usado omo desculpa sobre o que n`ao se deseja. N~ao penso que existia amor, muito menos sentimento de posse, mas apenas carência pelo momento.

    Belo texto!

    Beiejos.

    Lu

    ResponderExcluir
  16. Merecia... mas não merece mais! hahahah
    Há sempre casos assim, a vontade de ter o melhor socialmente estabelecido e o orgulho acabam com as pessoas. Os mais simples são os mais sinceros.
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. No final do texto o verbo no passado resume de forma cruel e irônica a dor da moça. É triste mas não se pode voltar no tempo e mudar as coisas, apenas recomeçar, mas com que ânimo ?

    Conheço um ditado que diz: a vida é como um trem... Ele esta passando, cheio de vagões e você tem que saltar e entrar nele. Então quando você vê aquele vagão que te interessa, vai fundo se joga, pois se não o fizer naquele momento, você até poderá ter novas oportunidades e entrar ainda no trem, mas nunca mais no mesmo vagão. E isso pode mudar a vida de alguém por completo.

    Adorei o texto Victor. Parabéns!

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  18. É engraçado como o mundo dá voltas nessa vida, não é mesmo? E essa crônica nada mais é do que um exemplo disso que, porque não, existe aos montes nesse mundo afora. É difícil ser realmente feliz quando se procura apenas algo pela estética, aparência, que satisfaça um prazer momentâneo, enfim, se satisfazer por algo que é considerado bonito e encaixado dentro de um padrão. Por causa disso, perde-se a oportunidade de enxergar a verdadeira beleza: a do coração. Pelo menos é assim que eu enxergo o personagem dela que após tudo isso deve ter aprendido alguma coisa com essa lição.

    Belo conto, cara, como sempre você mandou muito bem.
    abcs

    ResponderExcluir
  19. Victor,
    Muito boa sua crônica e uma lição e tanto. É a velha história "só se dá valor quando se perde". E essa menina, nem nesse ditame ainda enquadra, pois apesar de sentir perder a pessoa, ainda se achava muito pra ele.
    Cada pessoa valoriza aquilo que lhe compete. Feliz ou não, ela já tinha decidido o que era melhor pra ela.
    Parabéns pelo texto.
    Beijokas doces

    ResponderExcluir
  20. Victinho,
    ai, ai... te confesso que tive que rir de uma parte, mas não fica brabo..., só dá uma olhadinha:

    "O tempo passou, já fazia um mês que ele não ligava. Ela começou a notar essa ausência."

    Putz! Uma mulher percebe a ausência do cara se ele não liga no mesmo dia! hahaha!....

    Bem, às vezes a gente escolhe tanto, e as oportunidades vão embora, ou ainda para seguir convenções, acaba se escolhendo o que não era o melhor para elas.

    Beijinhos e te cuida!
    Beijos também na Aninha querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você ver como ela gostava do cara...na distração, só depois de um mês.

      Excluir
    2. Hahaha, eu pensei a mesma coisa: Pow, a mulher dava tão pouca importância pro cara, que nem percebeu que ele sumiu por um mês! Tinha que se ferrar mesmo, hehe.

      Excluir
  21. A linha tênue q separa a amizade do amor, sempre presente!
    Já passei por situação semelhante, mas nunca achando q merecia algo melhor. Apenas, tendo a certeza q eu já tinha o melhor mas, simplesmente amigo! Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  22. Que belo texto heim?
    Simples e como sempre denso e complexo, quem nunca se sentiu a última bolacha do pacote e depois não se arrependeu... quem nunca esnobou aquele amigo(a) menos favorecido de beleza física descobrindo ser ele aquele cara inteligente e cheio de sentimentos sérios mas enfim não mais " ao alcance".
    Adorei... até me emocionei lendo . E senti raiva da moçoila, e pode crer, se bolinou meus sentimentos é pq escreveu maravilhosamente bem *.*
    Beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  23. em uma palavra: perfeito!

    C&K
    cleberekleberton.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. muito bom, a inspiração pro texto não foi eu não né?? hahaha

    é o mais difícil e ver que a pessoa que passou pela sua vida, poderia muito bem ter feito você feliz, mas no momento vc não queria nada, e agora ela esta com outra pessoa

    a sensação da perda é grande, e voltar ao passado nunca é uma opção

    muito bom o texto

    ResponderExcluir
  25. Olá Von! Tudo bem?

    Rapaz, muito bom esse texto e muito inteligente também. Acho que até a gente já cometeu erros desse jeito né? Mas a vida vai ensinando!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  26. Olá, querido Victor!

    Poxa, devorei cada palavra, cada frase. Que crônica. E assim não há como notar alguma semelhança com algumas coisas que as vezes fazemos ou fazem com a gente. Por que temos medo? E por que sempre esperamos por algo melhor, aquele melhor que a sociedade padroniza? Sabe, o tempo passa e assim ficamos a olhar o pôr-dos-sol sozinhos. Só há uma ressalva, quando há realmente sentimento, sim, devemos encarar todas as expectativas, mas se não... Melhor mesmo a grande amizade.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, querido Victor!

    Poxa, devorei cada palavra, cada frase. Que crônica. E assim não há como notar alguma semelhança com algumas coisas que as vezes fazemos ou fazem com a gente. Por que temos medo? E por que sempre esperamos por algo melhor, aquele melhor que a sociedade padroniza? Sabe, o tempo passa e assim ficamos a olhar o pôr-dos-sol sozinhos. Só há uma ressalva, quando há realmente sentimento, sim, devemos encarar todas as expectativas, mas se não... Melhor mesmo a grande amizade.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Engraçado... eu já passei por essa situação nas duas pontas. Já fui a menina e depois fui o menino, parece que só por vingança do destino, rsrsrs.

    Mas eu ainda acredito que exista um cara me esperando, doido pra conhecer uma mulher inteligente, mãe de um filho maravilhoso, advogada e futura Ministra do STF, e principalmente que não seja muito bonita pra não dar trabalho, kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ótima crônica, Victor, amei. Parabéns!

    ResponderExcluir
  29. Victor, a maneira inspiradora que, emergiu dentro de você para dar vida a esse conto, é sem dúvida merecedor de aplausos e elogios. Queira receber os meus por favor. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  30. pois é, e agora José?! cara, esse filme se vê muito por aí. Minha mãe sempre me disse: "Rafael, tu valoriza as pessoas erradas". Certo dia parei e pensei nisso. Realmente, dava valor para pessoas que não estavam nem aí pra mim e as pessoas que realmente gostavam, eu deixava de lado.

    Acho que isso é do ser humano. Somos errôneos, e estamos aqui nada mais nada menos que para aprender. O problema é quando o orgulho se sobressai e não nos deixa aprender com os próprios erros. Da próxima vez, a protagonista já sabe o que fazer. Pelo menos tentar a valorizar quem gosta tando dela. Se não der certo, pelo menos ela tentou.

    Abraçãoo

    ResponderExcluir
  31. Fala meu querido!

    Está aí mais um conto romanesco, ficou legal, parabéns! Mas realmente eu não consegui entender esta menina não! Será que é tão importante assim a beleza exterior? Quer dizer, o que pesou para ela não correspondê-lo fora ao ver dela, a falta de formosura dele ou fora a ausência de ambição do mesmo?

    Mudando de assunto... Eu agradeço sua visita ao Central das Ideias, e mais ainda que tenha gostado do meme que participei. Grande abraço parceiro!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  32. Oi Vic,

    O ser humano muitas vezes só aprende quando erra um milhão de vezes. Aí se dá conta e depois que acerta se prepara pra errar de novo. É cíclico! Mas, tem tbem aquela coisa, só dar valor depois que perde. Faz parte do ser humano e de sermos humanos. E olha que disseram que somos racionais! ahhaahah

    Tenho minhas dúvidas, às vezes.

    Beijãão! JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  33. UMA VERSÃO MAIS ESTENDIDA DAQUELE VELHO DITADO: "A GENTE SÓ DÁ VALOR QUANDO PERDE". E PELO QUE DEU PRA PERCEBER, ESSA MOÇOILA ESTÁ NA FAIXA ETÁRIA DOS 20 AOS 25 ANOS, POIS É NESSA FASE QUE O EGO DAS MULHERES FICA COM SÍNDROME DE SUPER-HERÓI E SE TRANSFORMA EM SUPER-EGO, POIS POR MAIS SOLITÁRIA QUE SEJA A MULHER, ELA SEMPRE SE OLHA NO ESPELHO E POR TER UM CORPO AINDA DURINHO, ACHA QUE SEMPRE MERECE ALGO MELHOR. MAS SE ESSA MESMA MOÇOILA CHEGAR AOS 30 SOLTEIRA, AÍ COMEÇA A FASE DO DESESPERO.

    DEPOIS PASSA LÁ:
    http://thebigdogtales.blogspot.com.br/2012/04/o-monge-e-o-licantropo-final.html

    ResponderExcluir
  34. Hey Victor... Incrível a forma com que construiu o texto e a maneira que usou para desenvolver os acontecimentos, man. Coisas assim realmente acontecem, e podem resultar em um belo conto, seja por experiência vivída ou apenas por imaginação criativa do autor. Adorei o desfecho, estava torcendo por algo assim. Formidável man!

    ResponderExcluir
  35. Esse conto fala de uma coisa que acontece todos os dias e com quase todas as pessoas que andam a sós pela vida, olhando apenas para si mesmas. Querem ser amadas, desejadas, ver o interesse dos outros sobre ela...Não desejam, não amam, e não se interessam por ninguém mais a não ser elas mesmas...E aindam falam de "merecimento próprio!

    Gostei, meu amigo de ver retratado aqui uma situação tão comum dos egoístas do relacionamento!

    Beijos da Lu...

    ResponderExcluir
  36. Muito bom seu texto.
    É triste reconhecer que relata boa parte da realidade entre so casais de hoje e sempre.
    Bom texto mesmo. Parabéns!

    Beijos da Cléo

    ResponderExcluir
  37. Nossaaa... parecia que quem escreveu este texto foi minha irmã, tenho certeza que ela já passou por isso.
    Amei muito, fiquei boba agora!!
    Vc merece ser o cara!! Hahahahaha... e eu não sumi da Blogosfera viu, apenas dando uma pausa para o concerto do PC, mas tô de olho viu!!
    Bjs

    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Adorei o texto cara!
    Acho que todo mundo já passou ou passará por essa situação. E o melhor: nada de lamentos pois a vida continua!
    Victor faz décadas que tu não passa no meu blog..saudades dos seus comentários. Dá sinal de vida! kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  39. Oi Victor!
    Cara, muito bom o texto. Acho que todo mundo já passou ou passará por isso. E é sempre assim..não deu certo, nada de lamentação e bola pra frente!
    Seguinte...faz tempo que vc não aparece no meu blog, saudades dos seus comentários. Me disseram que vc tá pensando em ir no AF, é verdade?
    bjs

    ResponderExcluir
  40. Parabéns!! Belo texto!
    passando para conhecer seu blog, beijos!

    ResponderExcluir
  41. Muito boa crônica, Victor! Adorei!
    Isso acontece demais mesmo...Às vezes, quando uma coisa é 'nossa' muito fácil, de mão beijada, a gente não dá o devido valor. Mas, quando deixamos de ser o centro da atenção, vem o arrependimento. Somos falhos, egoístas e burros e, por isso, acabamos perdendo grandes oportunidades na vida. No caso, ela perdeu a chance de um grande amor.
    Abraço
    http://www.atelierdepalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Sim. Merecia coisa melhor. Único consolo pois não deu o devido valor ao rapaz.Porquê querer reverter o que de antemão já sabia que não era êle o homem que havia idealizado?
    Mas, a fila anda e o tempo é o melhor sinalizador para indicar o caminho certo.
    Victor , linda crônica.

    Um lindo dia para você.
    bjs

    ResponderExcluir

Faça um comentario inteligente e pertinente, lembre-se que seu nome, e o nome do seu blog, vem logo depois !