domingo, 17 de abril de 2011

O Alfa e o Omega


Lembro que a primeira vez que tive noção da sua existência, te imaginava um velhinho de barba branca, que gostava de tocar nos dedos dos outros enquanto passeava no céu. Os livros faziam questão de mostrar esse desenho. Eu tinha uns seis anos naquela época.

 Mais tarde, na crisma, comecei mudar esta imagem, e de velhinho no céu você passou para Deus pai todo poderoso, Pai do cristo que se sacrificou por nós. Naquelas estátuas sangrando, cheias de sofrimento, tentei evitar formar alguma imagem, e desisti de me comunicar fazendo repetições. Eu respeito muito essa gente,mas queria mais que um deus de frases decoradas. Decidi te procurar, e te conhecer em essência.

Já na outra igreja, aquelas que se opõem as primeiras que fui em método e idéia, descobri um deus que abençoa e um deus que pune os pecadores.
Pregavam a volta do filho, trazendo uma justiça para aqueles que não obedecem a suas leis e as leis de seus representantes na terra. Eu sou um pecador, eu sabia que em algum momento poderia ser punido, mais também não imaginava um deus que fica escondidinho esperando você aprontar pra te der uma chibatada. Procurei-te em outros lugares, acreditando que sua meta não era castigar mais levar a reflexão. Não que punir ás vezes não fosse necessário, mas um deus de verdade não seria só castigo.  Decidi sair mais uma vez em sua busca.

Fui convidado para um lugar especial, e dessa vez parecia ter acertado, nesta versão você era um arquiteto, que tinha um desígnio para cada coisa, onde tudo que fazemos e tudo que pensamos se reflete. Lá as cerimônias são bonitas, e tinham pessoas de todas as religiões que se respeitavam e comiam na mesma mesa, tudo era bastante apropriado, mas naquele local, eu descobri um deus que só ama os escolhidos que estão entre eles. E apesar de ser o lugar mais próximo da minha utopia, ainda não era o que eu procurava. Mesmo assim lá permaneci, pois lá encontrei pessoas de valor inestimável que me ajudaram de forma única. Adotei aquele lugar como minha base teosófica, ainda vou lá, mas segui em frente. Era preciso te encontrar.

Decidi te buscar no Oriente, lá não se fala tanto em você, mas se da à idéia de como podemos te alcançar. Fiquei feliz, pois aqueles locais não faziam assepsia de pessoa nenhuma e te remetiam a reflexões profundas e duradouras que todo ser humano deve ter em sua vida. com o tempo, descobri que somos mais desequilibrados do que equilibrados, e que para chegar ao nível que as pessoas se proporiam naquele lugar, eu tinha de me distanciar do amor...

E isso eu não estava disposto a fazer...

Coisas aconteceram no meio do caminho, vieram algumas dificuldades que muitos de nós passamos, e precisamos resolver com certa emergência, e era exaustivo.
Então em uma decisão extraordinária... 

Eu decidi parar de te procurar.


Pelo menos por um tempo.
Levar minha vida como qualquer ser humano normal, aproveitar com prazer e conhecer tudo que poderia sobre como me desenvolver. 
Uns me diziam que Deus era uma opção, que se acredita ou não nele, mas evitava pensar naquele assunto naquele momento. Com os estudos e a ciência consegui me distanciar da idéia de que precisava te compreender, e você ficou um tempo guardado em algum lugar dentro de mim. Eu vivi este período, como me propus, mas o incómodo de saber que existia uma pendência entre nós, não deixou que esta fase se completasse. 


Mal sabia que  naquela mesma semana, descobriria diferença entre procurar e ser procurado.



 Um dia no metrô em uma região de São Paulo, uma criança parou na minha frente, e ficou me olhando ininterruptamente. Tentei achar os pais no meio daquela multidão, a estação estava lotada aquele dia, mas a criança estava lá me olhando... 

Era uma situação estranha, o que uma criança faz sozinha em um lugar como aquele ? Sem hesitar decidi me aproximar e perguntar:

- Onde estão seus pais garotinha?

E então ela me disse:

- Eu te amo...

Algo aconteceu comigo naquele instante, pois todo o barulho do metrô e toda aquela confusão tinham cessado aos meus ouvidos. 
Comecei a sentir uma coisa estranha no estômago, mas não era algo ruim, era bom.  Perguntei-me se tinha ingerido algo que pudesse me levar a ter alucinações, mas não, não me lembrava de ter comido nada estranho naquele dia. Tudo ao meu redor começava a ficar pequeno, como se eu estivesse crescendo sem parar, e naquele instante uma profunda vontade de chorar me invadiu.

E foi neste instante... Que pude entender... 
 No meio de umas quatrocentas pessoas naquele local, comecei a chorar de alegria.

Você era o velhinho, o pai do cristo sacrificado, você era o que punia você era o arquiteto, você era o olhar da criança, você era a esperança, o por do sol, a folha que caia da arvore, você era eu, você era todos ali... Você era o Alfa e o Omega!



Sim, era um erro tentar te ver, tudo que eu tinha de fazer é tentar te sentir... estava errado tentando procurar fora de mim, você estava o tempo todo ali, era o caminho que eu percorria...era pleno, estava pleno, agora eu poderia seguir minha vida em paz, pois não tinha mais pendências. Eis o Deus, o ágape, a força suprema que se manifesta.
Passado as sensações, procurei pra ver se achava a menina. Voltei claramente a ouvir o barulho do metrô, e toda a inquietação que é aquele lugar. Vi que algumas pessoas ofereciam ajuda pensando que eu estava de alguma forma passando mal, agradeci e fui para um lugar mais fresco. Questionei-me se ela era fruto da minha imaginação, ou se aquilo tudo existiu realmente, mas  já não mais me importava.
Eu tive minha experiência verdadeira, a que eu tanto procurava. Eu estava feliz.



Hoje admito que não converso tanto o quanto eu queria contigo, o dia a dia e o cansaço me minam, e nem sempre me lembro de você como deveria, mas sempre que posso agradeço. Sinto que você me olha como aquele garoto sapeca que todo pai adora, que apesar das coisas que apronto no fim do dia sempre tem um sorriso no seu rosto. 
Ainda me custa acreditar que as pessoas usam seu nome para guerrear, ou para matar de qualquer outra forma. Tudo que eu queria naquele momento era que essas pessoas tivessem uma tarde no metrô como a minha para enxergar a verdade. 


Somos todos parcela do divino e agredir começa um ciclo de mal que quase sempre não acaba. 

Bem velho eu sei que você deu braços, pernas e cérebro para a gente se virar aqui embaixo, mas sempre que possível da uma força... somos fracos, lentos, demoramos as vezes uma vida para perceber que no fim das contas...você é muito mais simples....apesar de ser o Alfa e o Omega. 

Obrigado por me fazer como sou, por tudo que me deu e de tudo que ja me livrou, obrigado por tudo que me mostra...obrigado por me fazer acreditar no sobrenatural em um mundo de céticos, e por ninguem conseguir provar que você não existe !

Um abraço e até a próxima postagem

38 comentários:

  1. MUITO BOM ESSE TEXTO VON SERRAN. UMA REFLEXÃO À PARTE NESTA SEMANA SANTA. ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  2. Estou de volta cara! Dei uma pausa só =)
    Valeu por prestigiar meu blog lá.
    Como agora tenho que dormir por que vou acordar be,m cedo, vou deixar pra ler e comentar teu texto amanhã, afinal, aposto que ele não merece uma leitura corrida, mas sim uma boa refexão, como todos os do teu blog. =)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. To de volta mano! =) Dei uma pausa só.
    Valeu or prestigiar meu blog lá!
    Agora eu tô indo dormir por que tenho que acordar cedo, e não quero ler teu texto com pressa, então vou lê-lo amanhã com calma pra refletir e comentar à altura!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Fala Victor,
    Pois é, depoimento inteligente e que leverá várias pessoas a refletir sobre Deus.
    Eu tenho minha opinião formada sobre o assunto, polêmica até...muito não interpretam o que costumo expressar sobre isso.
    Uma ótima semana pra você.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Passando para desejar uma otima semana!!



    qnd tiver um tempinho, de uma passadinha no meu blog?


    bjooos

    http://cabecafeminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá menino
    Quando crianças acreditamos no Deus que nossos pais ensinaram a acreditar. Depois passamos a pensar com nossa própria cabeça, aí percebemos que Deus está bem próximo de nós. Este está na solidariedade, na paciência, no perdão e no amor. Todos temos um Deus dentro de nós, só temos que deixá-lo aflorar.
    Feliz Páscoa.
    Bjux

    ResponderExcluir
  7. Puxa Victor Jedi Voon Serran Doom, que legal esse texto e seu testemunho...
    Eu também tenho uma estória bem parecida com a sua, e eu ainda procurouma igreja onde a gente seja um cristão verdadeiro sem divisões em castas de cristão melhores e cristãos piores...
    Dei uma parada na Igreja presbiteriana, não que lea seja perfeita, mas porque eu entendi que a gente precisa de um lugar pra se alimentar da palavra, e que todas as instituições são falhas, todas as igrejas são falas a partir do momento em que elas criam sua doutrina e acreditam que só ela é certa... Então eu vou a igreja, tenho muitos amigos alí, alimento minha familia com Deus e vivo melhor assim, mas eu sei, pois descobri isso, que Deus está presente é no coração das pessoas, e que a verdadeira igreja são as pessoas, não adianta ir em todas as igrejas do mundo se v c não deixar Deus se manifestar dentro de vc!
    Um abraço amigão!
    Deus abençoe sua semana, em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  8. Pow, escrevi um texto e essa budega apagou rs

    ResponderExcluir
  9. Oi querido Victor.
    O jeito como concebemos Deus, muitas vezes passa pelas nossas fases da vida, de como as coisas acontecem conosco, de como nos auto-conceituamos. Muito bom teu texto!

    esta semana da Páscoa, estou en tierras de Brad Júnior rsrsrs em Buenos, não sei se tu conhece. Cara! Aqui em qualquer buteco caindo aos pedaços têm wi-fi, e para quem é da publicidade, no meu caso designer, eles estão bem avançados em várias coisas. se ver entrada da Argentina pode ser "yo" rsrsrs
    Besos

    ResponderExcluir
  10. Oi Victor! Ah que bom que está curtindo a Caos no Velório! Bom, o segredo do papai Uchiha foi revelado kkkk...angel sanctuary eu recomendo que leia o mangá porque o anime com 3 episodios não explica nada.

    Muito bom o seu texto...e o final sobre agarotyinha no metrô...uma verdadeira lição de fé? Hum...ou talvez de reconhecimento?

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. É SEMPRE BOM ENCONTRARMOS DEUS. O PROBLEMA É A RESPONSABILIDADE DE SABER QUE ELE ESTÁ EM TODOS OS LUGARES, E NEM TODO MUNDO O ENXERGA.
    FUI O PRIMEIRÃO DA POSTAGEM.

    ResponderExcluir
  12. Uma boa reflexão para a semana de Páscoa.Lindo!
    E falando nisso,vim te desejar uma ótima semana e uma Páscoa cheia de paz e muito chocolate pra vc e os seus.
    Bjk

    ResponderExcluir
  13. Mano to começando a ficar com medo de vc haha

    fui na ingreja ontem, na bola de neve, e fiz uma oração muito parecida com algumas coisas que vc disse no texto.

    É são tempos dificeis, mas a gloria virá até nós, e por ele \o/

    ResponderExcluir
  14. Cara, não sou religioso. Mas algumas coisas no texto me tocaram. Gostei

    http://boomnaweb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Lindo, Victor. Fiquei sem palavras depois de ler.

    Independente de religião ou crença, tua linguagem foi universal aqui; conseguiu alcançar à todos e por todos se fazer entender. Me emocionei de verdade.

    Beijo, menino!

    ResponderExcluir
  16. Eu também tive muitas dúvidas da minha fé. Também já procurei Deus em outros lugares e o que vc diz é verdade. Ele está dentro de nós

    ResponderExcluir
  17. Vim retribuir seu comentário no meu blog e me emocionei...

    Deus está dentro de cada um...

    Afinal, ninguém é nada sem o sopro divino...

    ResponderExcluir
  18. omego nao existe
    essa é a parte mentirosa de tudo!!

    ResponderExcluir
  19. Me arrepiei com cada linha...
    Conforme vamos crescendo,nossa noção vai se expandindo,até que chegamos a essa totalidade,essa grandiosa certeza que vc encontrou.
    Muito lindo :)

    ResponderExcluir
  20. Ola, nuss carai fiquei inpresionado

    abraço

    ResponderExcluir
  21. oi, percebi que não usa anúncios em seu blog, a um mês estou com anúncios da lomadee, e eles estão rendendo bem ,é só se cadastrar e colocar os anúncios no blog, vc ganha de várias formas,por clique,por venda,etc , se tiver interesse da uma olhada nesse link

    http://centraltop.blogspot.com/2011/04/dica-melhor-maneira-de-ganhar-dinheiro.html

    vlw, um abraço...

    ResponderExcluir
  22. Olá, meu amigo.

    Testemunho maravilhoso, uma experiência com Deus por segundos, mas, Ele te disse o essencial: "Eu te amo". A face de Deus é o amor. Ele está vivo e presente dentro do seu coração.

    Um beijo de luz no seu coração, amigo.

    Tenha uma linda semana cheia de muita luz e paz.

    Deus esteja sempre contigo.

    Voltei!!! rs

    ResponderExcluir
  23. mt bom o blog...

    abraços

    http://put-the-glasses.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Pq se faz a imagem de Deus, uma pessoa rancorosa que pune a todos?
    Essa visao é errada, imagina seus pais, fazendo tudo de bom p vc, e chega certo dia, vc vai e quebra por raiva ou sem querer, aquele vaso bonito que sua familia passa de geraça a geraçao, geralmente se é punido com um castigo, mesmo q seja uma bronca, nunca saimos ilesa, seria a mesma coisa. Se pecar, terá suas consequencias. Mas as pessoas hj em dia querem fazer tudo ao seu modo, e quando algo da errado, foi culpa de Deus, mas nao foi vc o benedito que quis seguir o caminho por sí só?
    Deus nunca nos deixa só, mesmo que o deixemos de lado.
    Imagem de sofrimento de Jesus e nao nos fazer refletir, que Ele foi crucificado por nós, para remissao de nossos pecados, e mesmo assim continuarmos pecando, é muito triste. Por isso queremos nao olhar p nao sentir muito culpa de nossos atos.
    Hj em dia queremos as coisas mais light, uma religiao light, pois assim deixamos a Palavra de Deus de lado e fazemos as coisas conforme queremos. Tudo q é mais cômodo e mais confortavel e mais facil tb, o ser humano se rende.
    Estudemos mais a Palavra de Deus.
    Abraços fraternos de um irmão Católico ^^

    ResponderExcluir
  25. Seu texto é explendido! Quantas pessoas já fizeram como voce, eu também, e o encontrei como vc o encontrou, apenas de maneiras diferentes, e diga lá, é maravilhoso!Não temos mesmo um Deus tirano, que fica de olho para ver quem vai castigar, temos um Deus amigo, que nos dá o direito da escolha, e de arcar com as consequencias delas. Somos amados, queridos, e o amor é a base de tudo. Lindíssimo, parabéns.
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. MInha nossa, me vi em cada parte do texto, amei viu, parabéns e Feliz Pascoa.

    ResponderExcluir
  27. Eu sempre que posso venho aqui no seu blog. Muito agradavel ver seus posts e constatar a maneira como tão bem òs poblica. feliz Páscoa pra você, com muita paz e muita luz!

    ResponderExcluir
  28. e aii to vindo do orkut
    feliz páscoa

    meu blog
    http://blogdicagratis.blogspot.com/

    meu twitter
    http://twitter.com/blogdicagratis

    no skype
    blogdicagratis

    ResponderExcluir
  29. Devo lhe confessar que tenho um certo receio em falar de religiosidade, por achar algo muito subjetivo e pessoal de cada um. Mas poucas vezes vi uma obra literária tão bonita quanto esta. Independente da religião, ele trata da fé.
    Sinceramente, meus parabéns.

    ResponderExcluir
  30. OI... LENDO ESSE POST ME LEMBREI DE UMA PASSAGEM BÍBLICA DO APOCALIPSE 1:8 "EU SOU O ALFA E O OMEGA, O PRINCÍPIO E O FIM, DIZ O SENHOR, QUE É, E QUE ERA, E QUE HÁ DE VIR, O TODO PODEROSO.... APESAR DE NÃO IR MUITO A IGREJA E DIGAMOS NÃO SER UMA CATÓLICA FIEL, CONFESSO QUE DEPOIS DESSE TEXTO SENTI UMA ENORME VONTADE DE VOLTAR A FREQUENTAR UMA. EU CULTIVO O HÁBITO DE LER A BÍBLIA E SEU TEXTO PARECE TER SIDO ESCRITO PARA MIM. DESCULPE MINHA PRETENSÃO, MAS É QUE SEU TEXTO TOCA A GENTE. EXCELENTE!!! PARABÉNS.
    ANGELS.

    ResponderExcluir
  31. Amigo, gosto muito do seu estilo de escrever...


    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Olá Victor,
    Excelente e comovente texto Victor! Apesar de acreditar que ainda não temos capacidade para entender Deus em sua forma real, é evidente que podemos senti-lo e saber que um pouco da sua chama divina queima dentro de cada um de nós! E isso trás um enorme conforto mental e espiritual.

    Adorei mesmo, e a ideia de visitar cada blog participante da blogagem está sendo muito interessante para mim!

    Abraços Flávio,
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  33. Victor,
    A gente fica procurando Ele em tantos lugares e esquecemos de procurá-lo dentro de nós... Aí Ele tem que dar uma sacudida na gente e dizer: "Eii pare de olhar pros lados, eu estou aqui, bem dentro de você!"
    E adorei seu agradecimento por acreditar Nele, apesar de vivermos num mundo tão cético.
    Adorei seu texto, diferente e tão pessoal.
    Beijokas doces e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  34. Olá, Vitor!!!
    Que texto lindo!!Verdadeiro!!!Amei!!
    "Eis o Deus, o ágape, a força suprema que se manifesta."
    "Eu tive minha experiência verdadeira, a que eu tanto procurava. Eu estava feliz."
    E por fim encerrou abençoadamente:
    "Obrigado por me fazer como sou, por tudo que me deu e de tudo que ja me livrou, obrigado por tudo que me mostra...obrigado por me fazer acreditar no sobrenatural
    Maravilha!!!!Deus te abençoe sempre,amigo!!!
    Beijos no seu coração.
    Soninha.
    *Tentei te add,mas não consegui.Como fazer??

    ResponderExcluir
  35. Olá, linda sua experiência e o seu relato.
    voce está certo quando diz que Ele está em todas as coisas e lugares, basta que a gente queria ver.
    No universo, nas águas, nas montanhas. Toda essa energia que nos rodeia é Ele se manifestando.
    Uma luz ou um velho de barbas brancas? tantos faz!
    Lindo quando voce diz que ninguém consegue provar que Ele não existe. Abraços.

    ResponderExcluir
  36. Adorei seu texto, foi emocionante, ou melhor, tocante mesmo.
    Uma experiência rica, que mostra que, ao final das contas, o que parece tão difícil de encontrar e compreender, está muito perto de nós.
    Todas as pessoas deveriam ter, em algum momento de suas vidas, uma "tarde no metrô" para compreender o fascínio da vida e do Criador.
    Parabéns, esse texto está lindo!

    ResponderExcluir

Faça um comentario inteligente e pertinente, lembre-se que seu nome, e o nome do seu blog, vem logo depois !