sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Luke... eu sou seu pai !

Começar o texto com a célebre frase de George Lucas, da trilogia Star Wars, resume em parte o que eu resolvi escrever hoje. Na primeira trilogia (houve duas), no final do último filme, Luke descobre que Darth Vader, seu inimigo, não era nada menos que o seu próprio pai, e com espanto, se recusou a acreditar. Seu pai se revela seu oponente, mas no final acaba salvando Luke das artimanhas de um lord negro. Falar sobre pais e filhos é sempre pesado e o que vou colocar aqui para que vocês possam ler, é extremamente pessoal, mas existe um motivo importante para que eu faça isso: conscientizar você que já é pai ou quer ser, sobre a importância de um pai na vida de alguém.

Em 1989, eu fiquei orfão de meus dois pais. Naquela época eu só tinha 8 anos.

Foi um acidente letal, e suas consequências foram enormes. O motivo aparente foi a imprudência do meu pai. Na verdade, as escolhas que ele fez levaram  àqueles acontecimentos. Após o acidente, onde eu estava, segui para casa de minha avó que aceitou de bom grado continuar comigo e mais tres irmãos. Sem hesitar, ela cuidou das crianças prontamente, enquanto alguns tios ja pensavam em internar a gente em alguma espécie de colégio interno, mas em parte, pra se livrar de algum tipo de responsabilidade. Ela já tinha cuidado de quatro filhos sozinha na juventude, por ter sido abandonada pelo meu avô. Agora ela tinha essa nova responsabilidade, que não era fácil pra ninguém.

Os anos que se seguiram foram difíceis, minha avó era aposentada. Já é complicado um aposentado sobreviver sozinho no Brasil, agora, imagine com mais quatro crianças para cuidar. Chegamos a morar com alguns tios, mas não deu certo. Alimentação e educação eram coisas que tínhamos dificuldade em ter, e por mais que minha velha tentasse, algumas lacunas não eram preenchidas.
Crescer sem uma presença masculina na casa é devastador, a carência e a desinformação levaram meus irmãos a ter contato com drogas, o que quase matou eles. Eu cresci em um ambiente hostil, não tive a oportunidade de me desenvolver plenamente e acabei ficando agressivo e amargo. Cinco anos depois, tudo era caos. Eu e minha avó estávamos no olho do furacão.

Foi quando comecei a ler bastante e comecei a questionar sobre a minha vida, as indagações de como e quando eu tinha chegado àquela situação.
Nesse instante, só me veio uma resposta... Meu pai.

Meu pai não era um santo, seu envolvimento com drogas causou muitos transtornos para minha avó e para minha mãe, que eu sempre  encontrava chorando em algum lugar escondido de casa. Ele não era presente, sempre estava com amigos, e dava mais atenção à eles do que à nós, de sua própria família. Foi por causa de um desses amigos que meu pai, e interligadamente, minha mãe não estão conosco neste momento.
Então, como reação a essa reflexão, eu resolvi tirar a simples lembrança do meu pai da minha vida. Como se ele nunca tivesse existido. Ele fez escolhas erradas e não pensou nos filhos. No fim, pra mim era justo.

Sempre que alguém me perguntava sobre meu pai eu mudava de assunto, na escola, dia dos pais era sinônimo de dia de falta, como se fosse um feriado pra mim. A simples menção do nome dele me assombrava. Mas veio o tempo... e com o tempo, ele sumiu.
Então, chegou a fase de grandes descobertas, meus novos amigos preenchiam um espaço importante na minha vida, me apoiavam, comecei a ler compulsivamente e descobri que os grandes nomes da humanidade passaram por coisas similares a mim. Até os maiores heróis dos quadrinhos eram orfãos. Eu podia recomeçar,e construir uma vida melhor. Eu devia e ia seguir em frente.

Perto dessa fase, comecei a ter questionamentos espirituais. Nasci católico,mas nunca fui praticante, então migrei para o espiritismo, depois para o ocultismo, fui para diversas sociedades secretas (que em parte não eram tão secretas assim), passei pelas religiões orientais, e tive um flerte maravilhoso com o budismo... mas no fim das contas acabei no protestantismo.
Nessa época fui a um evento da igreja, em uma fazenda aqui no interior de São Paulo, e lá passei por um encontro. Nele encontrei práticas que eram do ocultismo, como o jejum de voz e as reflexões. Então, veio a parte das palestras... e nelas havia uma, que me chamou a atenção particularmente, se chamava... PERDOE O CARA!

Como se tivesse entrado em um transe, comecei a ouvir as palavras daquele discurso, nesse momento, fui levado a algum lugar do meu subconsciente onde vi meu pai, desde seu primeiro ano de idade até o dia de sua morte. Lá eu vi uma criança que cresceu sem pai também, que passou dificuldades, igual a mim, que não teve as oportunidades que me foram dadas. Que fez escolhas ruins por que em algum momento da sua vida só tinha aquelas escolhas... um cara frágil, que tinha de se fazer de forte. No final, só mais uma pessoa triste...

Então eu cai no chão e chorei por duas horas.

Houve uma preocupação por parte do pessoal da igreja sobre meu estado... naquele momento, eu tinha perdoado meu pai, e tinha pedido perdão a ele. Era como se um enorme peso tivesse sido deixado para trás. Nessa semana, eu fui a lápide dele e conversei como se fosse uma pessoa viva. Mas eu, com certeza, não estava louco, só fazendo as pazes... tudo bem se você deu risada agora.

Com o tempo eu saí da igreja e do protestantismo, acredito que tem lugares e coisas por onde você deve passar para crescer, e depois continuar seu caminho. Hoje, as coisas melhoraram, meus irmãos estão (relativamente) bem, e eu, estou cursando a universidade que sempre quis fazer, com autonomia para crescer e me desenvolver plenamente. Encontrar força em um momento de tristeza te prepara para qualquer coisa que você poderá passar. Hoje, me sinto indestrutível.

Porém, se você pensa em ser pai, ou já é um, abrace aqueles que te amam, não só hoje, mas sempre que puder... e dê valor à eles... todo Darth Vader traz o equilíbrio da força no final da história.
Sempre há tempo para mudar e perdoar. Quando você não perdoa alguêm, você leva essa pessoa com você...

Agora uma mensagem para você, velho...
descanse em paz... aonde quer que você esteja!



"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã!"
Renato Russo.



Até a próxima postagem!
Victor Von Serran

28 comentários:

  1. Olá. É com prazer que abro a série de comentários que com toda certeza virão após essas palavras de muita coragem.

    Muita coragem sim em trazer tal particularidade ao público da rede e de certa forma está desabafando algo que há muito caminha exclusivamente com vc.

    Parabéns pela iniciativa (também perdi o meu pai aos 9, mas em realidades diferentes) e de todas as lições que tirei e tiro até hj é que, amor msm é o de um pai, uma mãe para o filho (ñ é atoa que a sua avô ñ cogitou em internar vcs), o resto é demagogia.

    Torço por vc, quem agora tem a oportunidade de fazer tudo diferente e ser o pai que sempre faltou para vc.

    Abraço e tudo de bom (ahhhh, esqueceu de dizer o que achou dos dribles do nosso craque. qual gostou mais no vídeo)

    abraço

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. mto bom seu texto!!
    muito sucesso ai na vida!!
    http://naosentindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. quem não conseguir postar entre em contato
    abraçoa a todos !

    ResponderExcluir
  4. Otimoooo textoo
    adoreii


    Visit
    _________
    http://yullapankeka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Cara, entrei aqui por acaso, apenas para adicioná-lo e me emocionei com tua história. Tenha certeza que te acompanharei sempre por aqui. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  6. Oi Victor!

    Caramba, que texto denso!...

    Olha, sempre acho muito legal quando as pessoas tratam de certos assuntos com absoluta naturalidade e transparência. E foi o que você fez aqui.

    Acima do apelo comercial que o Dia dos Pais propõe, está a necessidade de mostrar que eles são humanos. Erram como todo mundo, às vezes de maneira irremediável.

    Bacana, no entanto, é buscar a compreensão plena da situação, como você fez. Imagino como tenha sido difícil e faço ideia também do quanto isso te fez sofrer. Mas o caminho que você escolheu, na minha opinião, é o único que pode amenizar essa dor. Nada é mais restaurador do que o perdão sincero.

    Parabéns, sua atitude me faz admirá-lo ainda mais.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  7. Me chamou a atenção seu texto...não me relaciono muito com meu pai..não tenho nada contra, apenas parece existir uma barreira entre nosso relacionamento. Enfim, quem sabe um dias as coisas melhorem...abraço

    http://ahistoriacomoelafoi.zip.net/

    ResponderExcluir
  8. Achei este seu texto/depoimento ideal para a data! Já que o dia dos pais está logo aí!
    A verdade é que muitas vezes não percebemos o quão humanos e errôneos eles podem ser...
    O importante, no final do dia, é tentar a cada instante melhorar a relação e mar como se não houvesse amanhã, de fato!
    ;D

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que situação complicada ...
    Você superou muyito bem,
    muitas pessoas perdem completamente a instrução
    quando ocorre esse tipo de coisa.. parabéns, sério.

    ResponderExcluir
  10. Nossa que história emocionante. Vc conseguiu falar da sua vida de forma simples e tocante. Bastante oportuna para data que está chegando. Final do texto com a frase da música Pais e Filhos foi perfeito. Parabéns pela sua força de vontade, de seguir o correto e lutar por se fortalecer. Já conheci histórias parecidas e as pessoas foram por caminhos ruins. Ainda bem que não foi o seu caso. Aguardo uma visita sua. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Sim, quem mais sofre é o que não perdoa.
    Muito bom vc compartilhar sua história com as pessoas como um alerta. Muitos não têm consciência do papel e da influência que exercem sobre a vida do proximo.
    Sei como é carregar algum peso. A maioria das pessoas não sabem que toda a angústia inexplicável que sentem tem mais raízes do que se imagina. Sempre é preciso buscá-las e livrar-se delas, do contrário, não importa o quanto tente matar, cortar os galhos externos, visíveis; sempre por dentro haverão raízes nutrindo-se da opressão da pessoa e fazendo a angústia crescer de novo, tornando isso aparentemente crônico.
    Quem tem consciência do mundo espiritual que tudo envolve sabe como as coisas são delicadas e precisam de determinado tratamento, atitude e decisão.
    Venho retribuir a gentileza da visita e comentário no meu blog.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Oi menino
    Cheguei aqui através da Tânia e de cara me emocionei bastante. Sinceramente fico sem palavras , o que dizer a uma pessoas com um espírito tão iluminado? Poucos conseguem sair das situações que você saiu, com tanta dignidade, a maioria se perde pelo caminho sentindo pena de si mesmo e se fazendo de vitimas.
    Força sempre.
    Bjux

    ResponderExcluir
  13. Gostei do post e da foto de fundo

    MAS

    apesar de gostar da foto, ela atrapalha bastante na hora de ler o post.

    mesmo assim valeu

    seguindo..

    siga-me também em
    www.temalgumacoisaerrada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. gostei do blog... espero sua visita e seu comentário no meu tbm ^^

    renatalea.blogspot.com

    bju

    ResponderExcluir
  15. é isso aí, cara!!! texto da hora!

    abçs

    http://administrite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. emocionante a sua história, me deixou sem palavras. Mas o segredo é seguir em frente, honrando o que nos foi ensinado né.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Também cresci sem a figura paterna e depois de 19 anos batendo na mesma tecla eu finalmente consegui perdoar ele...

    Parabéns! Pelo post e o selo! Só não vá ficar metido agora!!! ^^

    leandrohellsing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Porra, dá um livro isso aí hein!
    Muito bom.


    http://manualtangerine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. muito bom o post, isso dá um livro mesmo!!!

    tô seguindo!
    siga-me tbm:
    www.circulodf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa seu texto me envolveu bastante , passamos por muitos momentos ruins e difíceis
    mas tentar esquecer , não é a solução
    sempre volta , não podemos fugir ou se eesconder dos traumas da vida
    Parabéns pela sua força e coragem


    ps: aham temos bom gosto :) ahahahahahaha

    http://conflitopsiquico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Me emocionei com seu texto. Parabéns. Você é a prova de que quem tem força de vontade chega em algum lugar.

    ResponderExcluir
  22. Olá achei seu blog bem interessante, já estou seguindo,, poderia seguir o meu tbm? muito obrigado, http://blog-maisdinheiro.blogspot.com

    um abraço!

    ResponderExcluir
  23. A imagem paterna é extremamente importante na vida de um filho. Ela influencia, juntamente com a imagem materna, as escolhas do filho. Parece que sua avó adquiriu a responsabilidade de pai e mâe, mas a imagem paterna ficou vaga.
    Parabéns por você ser o que é. E mais ainda, por ter perdoado seu pai.
    Abraço
    perplife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. acho q sou a unica pessoa q nao gosta de Star Wars hauha

    nao tenho o lado paterno, e eh uma preferencia minha, nao desejo-o mal, só nao quero contato
    as coisas sao melhores assim.

    e ah, vc me pediu dicas, acho q isso nao funciona, bem, eu só fiz posts sinceros sobre meu cotidiano e as pessoas foram gostando e foram seguindo e me premiando rsrs
    se vc for sincero sempre, basta :D

    Bjs e sucesso =)

    ResponderExcluir
  25. se escreve bem caralho mano. depois olha o meu é pouco, mas achei bom xD http://www.fotolog.com.br/atordoadojr/77227958



    é a falta que um pai faz na vida de uma criança é foda sinto essa falta até hoje

    ResponderExcluir
  26. Pronto Vi, to te seguindo =)
    bjao s2 hahah

    ResponderExcluir

Faça um comentario inteligente e pertinente, lembre-se que seu nome, e o nome do seu blog, vem logo depois !